26 de outubro de 2014

Morando sozinha...


Como eu disse há alguns meses atrás aqui no blog, saí da minha cidadezinha tão amada, onde residia há 11 anos para morar "sozinha" e fazer faculdade em outra cidade. Agora, volto para contar como tem sido essa experiência e dando algumas diquinhas para quem também vai passar por isso, vamos conferir?



Bem, vou começar explicando a situação... Quando digo que moro sozinha, quero dizer sem a minha família, mas no mesmo apartamento que eu, moram mais duas meninas que também entraram nesse segundo semestre e fazem Ciências Humanas. Nos conhecemos no dia da inscrição e combinamos de nos comunicarmos caso alguém achasse algum lugar bom para morar. Assim fizemos e conseguimos achar um ap ótimo e bem pertinho da faculdade, o que era essencial para nós.


O único problema do ap é que só tem um quarto, então todas dividimos o mesmo quarto. Nesse momento, saber aproveitar o espaço é essencial... Outra coisa essencial é colocar regras. Isso mesmo. Para quem diz que quer sair de casa por causa das regras, eu dou uma dica: chato ou não, converse com quem vai morar e combinem as regras, elas evitarão muita dor de cabeça.


Outra dica: divida as tarefas. No começo, todo mundo faz tudo de bom humor, a louça nunca fica na pia, enfim, tudo um mar de rosas. Mas com as provas, aulas e correria do dia-a-dia alguém pode acabar deixando a desejar, por isso dividir as tarefas desde o começo é o melhor de tudo. Faça uma tabelinha com o nome e a tarefa de cada um a cada dia.


Compras de mercado: divida se achar o melhor pra você. No meu caso, nós dividimos o "grosso": arroz, feijão, macarrão, pó de café, enfim, coisas de uso geral. Mas carne, verduras, legumes, frutas, coisas de uso pessoal, cada uma compra o seu e ninguém mexe nas compras da outra sem ter permissão. Isso não impede que um dia vocês almocem juntas e nem gera um clima estranho, é outra coisa que também pode evitar algum desentendimento.


Essas são as principais dicas. Agora, como tem sido essa experiência? Uma loucura e acabou gerando, especialmente no primeiro mês, uma avalanche de emoções. Sentia muitas saudades, especialmente quando fiquei um mês sem vir em casa por causa da correria e porque o preço da passagem é bem salgadinho para ir sempre. No começo, eu chorava bastante haha Mas sempre pensava que era por uma boa causa e que não havia motivos para chorar.


A última dica é: se algo te incomodou, fale na hora. Não quer dizer que você deva ser grosseira, tudo requer cuidado ao ser dito, mas também não fique guardando as coisas porque isso acabará tornando a convivência difícil. No mais, aproveite a experiência, conheça e se torne amiga das pessoas com quem viver. Estar longe de casa já é difícil, sem amigos, piora, certo? Bem, é isso aí! Alguém vive essa experiência e também tem alguma dica para compartilhar? Nos conte nos comentários. Bom resto de semana, beijos no core!

Nenhum comentário:

Postar um comentário