28 de maio de 2014

Brigadeiro de Ovomaltine


Brigadeiro é, sem dúvidas, a receita mais simples e maravilhosa de se fazer. Todo mundo ama, qualquer um pode fazer em poucos minutos e, mesmo sem prática, o resultado é sempre maravilhoso, além de ser bem terapêutico. Inclusive, essa foi uma das primeiras receitas que eu aprendi a fazer por conta própria. E uma das poucas.

Principalmente por ser apaixonada por doces, sempre gostei de inventar um pouco enquanto fazia brigadeiro, pra deixar um sabor diferente e a textura melhor. Seja colocando flocos, amendoim, enfim, qualquer coisa acessível e que combinasse. Por isso, o brigadeiro de ovomaltine é um dos meus preferidos. O de nutela é imbatível, sorry.

Mesmo fazendo uma receita simples, muitos não sabem alguns truques super úteis e que fazem muita diferença no sabor. Então, nesse post vou ensinar alguns para serem usados tanto no brigadeiro convencional, quanto nas suas outras invenções e evoluções. Vamos lá?!


Pra fazer, você irá precisar de:

1 Lata de Leite Condensado
1 Colher de Manteiga (sem sal)
50 g de Chocolate ao Leite
4 a 5 Colheres de Ovomaltine
1 pitada de Sal

- Confeitos a gosto

Modo de Preparo:

1 - Como as 50 g de chocolate ao leite você pode usar 3 Batons. É importante picá-los antes de acrescentar aos demais ingredientes, assim quando o doce chegar ao ponto certo de sair do fogo, todo o chocolate já estará derretido.

2 - Junte  todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre nas laterais, para evitar acúmulo. 
É estranho pensar que vai sal na receita, ? Ele ajuda muito a realçar o sabor dos doces em geral, por isso é muito bom acrescentar uma pitadinha quando for fazer suas sobremesas.

3 - Quando o doce soltar do fundo da panela significa que ele já está pronto. Então, é só passar para um prato.

4 - No prato, acrescente mais ovomaltine para dar crocância e misture a massa. Você pode acrescentar enquanto o doce ainda estiver na panela, assim que atingir o ponto e puder ser retirado. Mas até passar para o prato parece que os floquinhos somem um pouco, por isso prefiro dessa forma.
Em seguida, leve para a geladeira por pelo menos meia hora. 

*Caso queira fazer para algum aniversário, é só cobrir com um plástico transparente, bem rente ao doce, sem deixar acumulo de ar e levar ao congelador. Assim, o doce acaba rendendo mais até o dia em que for ser enrolado.


Enrolar é super simples, basta untar apenas a palma das mãos com um pouco de manteiga, para evitar que o doce agarre. Com o granulado de sua preferência, decore e coloque em forminhas. Pronto!


O resultado fica lindo, e o sabor melhor ainda. Faça e deixe um comentário contando o resultado!
A receita rende 20 brigadeiros de tamanho médio, que ficam ainda melhores bem gelados.


PS. Depois de tanto brigadeiro, a caminhada vai ser puxada. O desafio não terminou, minha gente. hahaha

4 comentários: